Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Faça a sua parte!


Todos somos seres consumidores e isso é fato.

Desde a hora que acordamos, até irmos dormir. E mesmo assim, continuamos consumindo.

Pense. Acordamos, abrimos os olhos, nos levantamos e quando calçamos os chinelos, mesmo que aos poucos os estamos consumindo, vamos ao banheiro e lá se vai água, 130 litros em 15 minutos de banho. Pasta de dente, e mais água, 25 litros em 5 minutos de escovação com a torneira aberta, papel higiênico, sabonete, escova, o papel no escritório.

O consumo mundial anual de papel é da ordem de 340 milhões de toneladas e para que cada uma seja produzida, são necessárias de 2 a 3 toneladas de madeira.

Na hora das compras somos um país recordista em consumo de sacolas plásticas, 35 mil por minuto... e por aí vamos ao longo do dia.

É notável que isso, reflete diretamente no meio ambiente e na economia global. Por meio de nossas escolhas frente às prateleiras, podemos maximizar ou minimizar os impactos no planeta e na sociedade.

É preciso saber de onde vem o produto e nos certificarmos preferencialmente, que são provenientes de nossa cidade ou estado. Desta maneira estaremos movimentando a economia interna, beneficiando diretamente os produtores daqui, que por sua vez irão gerar mais empregos e ter mais meios de subsistência, que irão fomentar o consumo, e ...percebeu a reação em cadeia?

A verificação das embalagens também é uma etapa importante, assim como a responsabilidade ambiental de quem produz. Já que o descarte do produto faz parte dos requisitos de um consumidor consciente e no Brasil, 80% das embalagens são utilizadas apenas uma vez.

Todas essas decisões e indagações feitas individualmente, tem conseqüências coletivas e podem alterar a vida de milhões, inclusive das gerações futuras. Um pequeno exercício que quando realizado por um grande número de pessoas promove transformações significativas.

Contribua, não desista! e lembre da história do beija-flor que sabia que não findaria o incêndio da floresta levando uma quantidade pífia de água em seu delicado bico, mas ainda assim continuava, com o orgulho de quem, impossibilitado de resolver o problema integralmente, faz a sua parte!

Claudia Cataldi é jornalista e presidente do Instituto Responsa Habilidade

www.responsahabilidade.org.br

www.twitter.com/ClaudiaCataldi

presidencia@reponsahabilidade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário